Os primeiros anos do Baronato de Bauru fundado por Sua Graça Ivan I
A História do Reino Unido de Bauru e São Vicente remonta o século XIX, com as expedições de D. Ivan I, Barão de Bauru, no centro oeste da província de São Paulo a mando do Imperador Pedro I do Brasil.
A expedição de D. Ivan foi ao centro oeste, pelo rio Tiete e desembarcou perto de onde seria fundado o Arraial de Bauru, que na língua dos indígenas locais significa “Cesto de Frutas”, dado a palha usada para fazer cestos que se encontrava na região, e pela qual ela já era conhecida pelos bandeirantes que desbravaram o local.
A Grande missão de D. Ivan era povoar aquelas terras com migrantes da região de Veneza, pertencente à época ao Império Austríaco. A vinda desses migrantes foi facilitada pelos contatos de D. Leopoldina, esposa de Dom Pedro. Aquela era para ser uma experiência de colonização dos interiores paulistas sem o uso de mão de obra escrava.
Com o prestígio alcançado com a construção do primeiro povoamento e com a titulação de Barão, S.G. Ivan conseguiu ser eleito Deputado pela província de São Paulo para a Assembleia Geral e Legislativa do Brasil, onde integrou o grupo político conservador na Assembleia.
Sua passagem pela Câmara foi apagada, contudo, ficou conhecido como um defensor ferrenho de Sua Majestade Imperial, tentando se colocar
[texto ainda em construção]
Linha do Tempo dos Primeiros anos do Baronato de Bauru do Batalha.
26 de abril de 1822 – Tentativa de assassinato de Dom Pedro I por rebeldes Mineiros que desejavam o fim de sua regência. A tentativa foi frustrada por Ivan Toniato, que acompanhava a comitiva.
7 de setembro de 1822 – Independência do Império do Brasil é proclamada por Dom Pedro, Príncipe Regente, acatando reunião do Conselho de Estado presidida por Dona Leopoldina.
14 de Outubro de 1822 é feito Barão de Bauru, em reconhecimento ao seu sacrifico em defesa da vida do Imperador Pedro I
12 de novembro de 1823- É dissolvida a Assembleia Constituinte do Império do Brasil, o episódio ficou conhecido como a Noite da Agonia.
10 de janeiro de 1825- Ivan Toniato parte em direção as terras de Bauru, que deveria colonizar em nome do Imperador. Fundando o Arraia de Bauru.
20 de Agosto de 1825 – Chegam os primeiros colonos aos territórios do Barão Ivan I.
6 de maio de 1826 – Ivan Toniato toma posse como deputado pela província de São Paulo.
7 de Abril de 1831- Pedro I do Brasil é obrigado a renunciar. Ivan se mantém fiel ao Imperador e crítico dos sediciosos que forçaram a abdicação do Imperador.
14 de Julho de 1832 – Descontente com os rumos liberais que o Império estava tomando. O Barão se insurge contra o Governo Imperial declarando independência do Baronato de Bauru, até que o Imperador Pedro I fosse reempossado como Imperador do Brasil.
31 de Julho de 1832 – É criada a Guarda Revolucionária, a fim de defender pela força das armas o Baronato Independente que aguardava a volta do Imperador destronado.
30 de Setembro de 1832 – É feita a primeira escaramuça, conhecida como a escaramuça de setembro, entre a Guarda Nacional e a Guarda Revolucionária. Iniciando-se o que ficou conhecida como a Guerra de Independência do Baronato.
17 de Dezembro de 1832 – Tomando notícias da escaramuça com as tropas revolucionárias o governo Imperial brasileiro determina envio de Força Expedicionária de 5 mil homens para acabar com a revolta Bauruense
7 de Fevereiro de 1833 – Ocorre a Batalha da Fronteira, entre as as Forças Revolucionárias e a Força Expedicionária do Exercito imperial Brasileiro.
3 de Abril de 1833 – Ocorre a batalha dos portões de Pederneiras, com derrota decisiva das forças revolucionárias
22 de Junho de 1833 – ocorre a batalha dos campos das cerejeiras, onde o assentamento original de Bauru é destruído pelas forças Imperiais.
08 de agosto de 1834 Ocorre a batalha final da 1º Guerra de Independência, a Batalha do Rio da Batalha. Onde os remanescentes da Força Expedicionária Imperial são derrotados e expulsos dos territórios do Baronato de Bauru.
